BOLETIM DE NOTICIAS
PRÓXIMOS EVENTOS
O limão é um fruto arredondado e ligeiramente alongado, pertence à família dos citrinos e por isso partilha muitas das características de outras espécies de citrinos, como é o caso da casca grossa. A polpa é de cor amarelo pálido, sumarenta e de sabor ácido e está dividida em gomos. A casca é amarela e especialmente brilhante quando o fruto está maduro.
Utiliza-se em fresco para usos culinários, e o seu sumo é industrializado para preparados alimentícios. Na indústria farmacêutica é matéria prima para o fabrico de numerosos medicamentos, e pode-se utilizar em numerosos remédios caseiros.
O limão é redondo, ligeiramente alongado, possui uma casca forte e resistente, é de cor amarelo intenso quando está maduro, brilhante e ao ser cortado liberta um aroma especial. A polpa está dividida em gomos, é sumarenta, de sabor ácido e de cor amarelo pálido.
O seu consumo em fresco está reduzido à gastronomia, e o seu principal uso é como sumo em condimentos para sopas, bebidas, saladas, pratos de peixe e centenas de sobremesas. Em Gastronomia o limão divide o lugar com a lima mexicana. A lima é um citrino proveniente da Malásia e o seu cultivo está restringido aos trópicos e às áreas subtropicais húmidas e quentes, pois é um fruto muito sensível ao frio. A lima é mais pequena do que o limão, consome-se em verde e é muito usada em países como a França. As limas dividem-se em dois grupos: limas ácidas, com interesse comercial, e limas doces.
As variedades mais importantes cultivadas em Portugal são a Eureka, Lisboa, Lunário, Galego e Vulgar, podendo as três primeiras ser produzidas sob a Indicação Geográfica Protegida de ‘Citrinos do Algarve’


Torta de Limão
Ingredientes:
8 ovos
peso dos ovos em açúcar
2 colheres sopa farinha trigo
sumo e raspa de um limão
2 colheres sopa de margarina
Preparação:
Unte um tabuleiro (30x21) com margarina. Misture o açúcar com a margarina e a farinha. Junte os ovos e o sumo e a raspa de limão. Mexa muito bem. Ponha no tabuleiro e leve a cozer em forno bem quente durante mais ou menos 15 minutos, de modo a que não fique seca.
Retire-a da forma e volte-a para um pano polvilhado com açúcar. Enrole com cuidado e deixe ficar assim embrulhada no pano até arrefecer.
Sirva-a recheada e regada com o creme de limão.
Creme de Limão:
chávena de açúcar, 3 ovos, 1 clh sopa de manteiga, sumo e raspa de 1 limão
Num tachinho leve ao lume o açúcar com os ovos, a margarina e a raspa do limão, sem parar de mexer. Quando começar a ferver retire do lume e deixe arrefecer. Junte o sumo de limão.
Sirva com a torta ou recheie-a.
Bom apetite!
Governo planeia criar 80 cooperativas agrícolas por ano para promover emprego
A medida consta do Plano Nacional de Reformas apresentado na passada semana pelo Governo em Conselho de Ministros: criar 80 cooperativas agrícolas por ano e, assim, promover a criação de emprego jovem. A medida proposta pelo Executivo deverá abranger 2750 jovens e prevê também a criação de emprego em cooperativas já existentes.
De acordo com o Diário de Notícias, esta iniciativa será financiada através do Portugal 2020 e será avaliada pela Comissão Permanente da Concertação Social após 18 meses da sua entrada em vigor, devendo ter um custo de 13,9 milhões de euros. O Plano Nacional de Reformas prevê ainda programas que ajudem os jovens desempregados a criar produtos artesanais e que promovam as cooperativas agrícolas e no total apresenta 15 medidas de requalificação avaliadas em cerca de 6 mil milhões de euros.
A estas medidas somam-se ainda programas de desenvolvimento de estágios profissionais para jovens, apoio à contratação e incentivos para que estes voltem a estudar, acções que deverão chegar a cerca de 625 mil jovens, de acordo com as contas do Governo.
Parlamento Europeu aprova renovação de autorização para o Glifosato
O Parlamento Europeu aprovou a 13 de Abril, uma proposta de resolução no sentido de a Comissão Europeia renovar a autorização de uso do glifosato, substância activa herbicida. Esta proposta de resolução defende que a Comissão Europeia deve renovar a comercialização do glifosato para sete anos, em vez de 15, e apenas para utilização profissional. Os eurodeputados solicitam agora uma revisão independente e a publicação de todas as provas científicas que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA) utilizou para a avaliação do glifosato.
A Anipla (Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas), que se congratula com o resultado da votação, indica em comunicado que o próximo passo consiste na «votação, em Maio, do Comité Científico competente [Comité Científico de Plantas, Animais, Alimentação e Forragens], que aprovará ou rejeitará a proposta da Comissão, por maioria qualificada». Caso tal não aconteça, «caberá à Comissão Europeia tomar a decisão final».
Na sequência desta votação favorável, a Copa-Cogeca solicita ao Comité Científico de Plantas, Animais, Alimentação e Forragens para renovar a licença. O secretário-geral da Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, referiu que «a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA) confirmou a sua segurança e esperamos que a Comissão Europeia prolongue a autorização por mais 15 anos». Afirmou ainda que o glifosato é amplamente usado em herbicidas em todos os Estados-membros e aplicado em múltiplas culturas para combater as infestantes: «Sem o glifosato, a produção ficaria em perigo».

